O que é o Amazon Aurora?

O Amazon Aurora é um banco de dados relacional, compatível com o MySQL e PostgreSQL, criado na nuvem AWS para que o serviço seja até cinco vezes mais rápido que bancos de dados MySQL padrão e três vezes mais rápido que bancos de dados PostgreSQL padrão!

O Amazon Aurora gerencia automaticamente o armazenamento de dados, de acordo com a necessidade da sua aplicação, realizando 6 cópias dos dados em 3 zonas de disponibilidades, conferindo alta disponibilidade e réplicas de leitura com latências na casa dos milissegundos.

O Aurora faz parte do Amazon Relational Database Service (Amazon RDS) e aproveita os recursos do RDS para gerenciamento e administração do banco de dados. É possível aumentar a capacidade e a performance de leitura de dados adicionando até 15 réplicas de leitura em três zonas de disponibilidade com o clique de um botão.

Benefícios

A CloudDog é Parceira AWS e conta com diversas especialidades. Uma delas é a migração de Banco de Dados para AWS, onde utilizamos o Amazon Aurora, como serviço de banco de dados gerenciado para garantir a melhor performance, segurança e disponibilidade dos dados de sua empresa.

CONHEÇA OS
NOSSOS DIFERENCIAIS

  • Planejamento

    A CloudDog possui grande experiência na migração de bancos de dados para a Nuvem AWS, apoiando todas as necessidades de planejamento para um projeto de migração bem sucedido.

  • Prova de Conceito

    Trabalhando de forma próxima com a Amazon Web Services, realizamos junto com clientes projetos de Prova de Conceito para validar a compatibilidade de aplicações com o banco de dados Amazon Aurora, proporcionando tomada de decisão com grande assertividade.

  • Teste de Carga

    Avaliamos junto com clientes o comportamento de operações mais críticas da aplicação para que a migração ocorra sem surpresas.

  • Migração de Oracle Database

    Realizamos a migração de bancos de dados Oracle para Amazon Aurora PosgreSQL utilizando o serviço de migração de banco de dados Database Migration Service.

Diferenciais do Amazon Aurora

Durante os projetos de migração a CloudDog identificou alguns casos de uso que são possíveis com o Amazon Aurora:

Aumente a disponibilidade do seu banco de dados

O RDS MySQL existe a possibilidade configuração de Multi-AZ, como estratégia de tolerância a falhas, e adicionar réplicas de leitura, no entanto, a instância Multi-AZ não é utilizável e frequentemente o tempo de replicação entre a base de origem e as réplicas é muito elevado, inibindo sua eficácia em alguns cenários.

Migração de MySQL para Amazon Aurora

Com o Amazon Aurora ao criar um Cluster é criado um Serviço de Armazenamento gerenciado de alta performance e alta disponibilidade, compartilhado entre onde todas as réplicas de leitura, possibilitando a sincronização com baixíssima latência.

Comparação de Alta Disponibilidade entre MySQL e Amazon Aurora

Em uma eventual falha da Instância Original uma Rélica será promovida automaticamente para uma nova Instância Origial, restabelecendo o processamento em um curto período de tempo.

Distribua a Carga de Sua Aplicação Multi-Tenant

Em aplicações SaaS frequentemente são utilizados bancos de dados Multi-Tenant, onde usa-se um único banco de dados para diversos clientes, tornando complexa a escalabilidade do banco de dados, que é imprescindível quando ocorre o aumento na utilização do serviço.

Com o Amazon Aurora é possível a configuração de um Cluster com mais de uma Instância de Escrita/Leitura, aumentando a disponibilidade da aplicação e permitindo um poder computacional maior.

Amazon Aurora Multi-Master utilizada em aplicações SaaS

Na eventualidade de falha de uma Instância, qualquer outra Instância poderá dar continuidade no processamento.

Comparação de Alta Disponibilidade Amazon Aurora Multi-Master utilizada em aplicações SaaS

As aplicações SaaS configuradas para utilizar o Amazon Aurora Multi-Master podem utilizar estratégias personalizadas para balanceamento da carga priorizando tráfego de clientes para instâncias específicas.

Acelere a criação de relatórios analíticos

O Amazon Aurora realiza a execução de consultas analíticas utilizando o opção de Parallel Query, com o parallel query as consultas são executadas diretamente no Cluster Storage, reduzindo o tempo de execução.

Execução de Consultas Analíticas diretamente no Cluster Storage

Melhora também a execução de operações transacionais e consultas analíticas.

Reduza riscos de mudanças no seu banco de dados (Fast DB Clone)

Teste alterações na estrutura de tabelas ou limpeza nos bancos de dados utilizando um clone do banco de dados de produção.

Com o fast database cloning é possível realizar a criação de bancos de dados compartilhando os mesmos dados do banco de dados original.

Amazon Aurora Fast Database Cloning

Ao realizar testes no banco de dados clonado, somente os blocos referentes a dados alterados serão ocuparão novo espaço de armazenamento.

Recupere rapidamente para o estado anterior

Eventualmente, mesmo com tomando todos os cuidados o pior pode acontecer, seja a exclusão de uma tabela importante ou dados alterados de forma equivocada em uma manutenção.

Com a funcionalidade de Backtracking é possível retornar o banco de dados a um estado anterior e recuperar dados excluídos.

No cenário abaixo, a tabela ITEM é excluída as 10:30:15, o banco de dados retorna ao estado anterior em 10:35:20

Amazon Aurora Backtracking

A opção de backtracking deve ser configurada para possibilitar a sua utilização.

Incremente dinamicamente a capacidade para atender a demanda

Em um banco de dados tradicional, é frequentemente provisionado a capacidade para atender o pico de utilização, eventualmente ocorrendo momentos de inatividade, ou seja, desperdício.

Com o Amazon Aurora é possível a configuração de Instâncias menores possibilitando um incremento na estratégia de tolerância a falhas.

Desperdício de capacidade em banco de dados MySQL

Quando o número de usuários aumenta, no cenário anterior os usuários já podem perceber perda de performance, enquanto no Amazon Aurora, poderá ser adicionada uma capacidade extra para dar conta da demanda.

Capacidade do Amazon Aurora pode crescer dinamicamente

Caso o número de usuários continue aumentando, no cenário anterior os usuários começam a perceber falhas de processamento generalizadas na aplicação, causando possível perda de receita. O Amazon Aurora continua escalando para acomodar a demanda adicional.

MySQL já apresenta falhas enquando o Amazon Aurora continua escalando
Parcerias

Parceiro aws

Com profissionais com grande experiência em diversos tipos de projetos e certificados há mais de 6 anos, nos tornamos parceiros Select em 2019 com intuito aumentarmos cada vez mais nosso nível de especialização e realizar projetos com altos níveis de qualidade, sempre levando em consideração todos os aspectos segurança, otimização de custos, performance e escalabilidade do Well Architected Framewor

Em Março de 2020 a CloudDog tornou-se o segundo parceiro da Amazon Web Services Brasil a certificar-se como Service Delivery Partner de Amazon CloudFront.

Profissionais da CloudDog são constantemente incentivados a realizarem treinamentos e certificações, para tornarem-se cada vez mais bem qualificados e realizarem projetos da melhor forma possível.

perguntas frequentes

Como migrar do Banco de Dados Oracle para o Amazon Aurora?

Seta do FAQ

Para migrar de um banco de dados Oracle para o Amazon Aurora, é necessário fazer a configuração do mapeamento do Schema do banco de dados, replicação dos dados entre o banco de dados Oracle e o banco de dados Aurora PosgreSQL utilizando o serviço Database Migration Service. Em seguida, deverá ser revista a otimização dos índices das tabelas dos demais artefatos.


O Amazon Aurora é compatível com o MySQL?

Seta do FAQ

Sim, a maior parte do código, dos aplicativos, dos drivers e das ferramentas que você já usa com bancos de dados MySQL pode ser usada com o Amazon Aurora com pouca ou nenhuma alteração. O mecanismo de banco de dados do Amazon Aurora é projetado para ser compatível com fio com o MySQL 5.6 e 5.7 usando o mecanismo de armazenamento InnoDB.


O Amazon Aurora pode ter até quantas Instâncias na configuração Multi-Master?

Seta do FAQ

Atualmente o Amazon Aurora suporta 2 instâncias na configuração Multi-Master, no entanto, essa limitação poderá ser removida a qualquer momento.


O Amazon Aurora é mais rápido que o RDS MySQL Community?

Seta do FAQ

Sim, o Amazon Aurora possui diversas otimizações possibilitadas pelo Cluster Storage, fazendo com que consiga processar até 5x mais operações que o RDS MySQL Community usando o mesmo tipo de instância.


Qual é a diferença entre Amazon RDS e Amazon Aurora?

Seta do FAQ

Com o Amazon Aurora, você pode provisionar até 15 réplicas, e a sincronização é realizada em milissegundos. Por outro lado, o RDS permite apenas cinco réplicas e o processo de replicação é mais lento do que o Amazon Aurora. As réplicas no Amazon Aurora compartilham o Cluster Storage.


Como é feita a criptografia dos dados no Amazon Aurora?

Seta do FAQ

O Amazon Aurora permite que você criptografe seus bancos de dados usando chaves que você gerencia por meio do AWS Key Management Service. Em uma instância de banco de dados executada com criptografia Amazon Aurora, os dados armazenados em repouso no armazenamento subjacente são criptografados, assim como seus backups automatizados, instantâneos e réplicas no mesmo cluster.


Portfólio

Portfolio

Confira os últimos trabalhos no nosso portfolio.

Redesign e Migração para AWS - Website do Villarreal Supermercados

Migração do Website DIA Supermercados para AWS

Migração da CDN do E-Commerce ETNA para Amazon CloudFront

Aplicativo do Dia

Dê o próximo
passo!

Aproveite melhor os seus dados e prospere!

Utilizamos diversas soluções que irão auxiliar em estimativas de custos, planejamento e gestão do processo de migração para a Nuvem AWS na sua empresa.

Fale com um dos nossos arquitetos de cloud agora mesmo!

Serviços de Cloud Gerenciada

fale conosco

Queremos realizar os projetos da sua empresa!

Fale conosco e saiba como poderemos ajudar a sua empresa a reduzir custos na nuvem AWS

+ 55 11 97329-9834contato@clouddog.com.br
Icone de Whatsapp