Especialização em Amazon CloudFront
Amazon CloudFront é um serviço de entrega de conteúdo da Amazon Web Services (AWS). Ele permite que você distribua conteúdo como arquivos de mídia (por exemplo, vídeos, áudios, imagens), documentos ou outros conteúdos estáticos através de uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) de alta disponibilidade e baixa latência.
Ao utilizar o CloudFront, você pode melhorar a velocidade de carregamento e a entrega de seu conteúdo para os usuários finais, independentemente de onde eles estejam localizados. Isso é possível porque o CloudFront armazena cópias dos seus arquivos em vários data centers em todo o mundo, permitindo que ele entregue o conteúdo a partir do data center mais próximo do usuário final. Além disso, o CloudFront também oferece uma série de recursos de segurança, como criptografia SSL/TLS e autenticação de origem para garantir a privacidade e a integridade dos dados transmitidos.
O CloudFront é uma opção popular para distribuir conteúdo através da internet, especialmente para aplicativos e sites com alto tráfego e que exigem alta disponibilidade e baixa latência. Ele pode ser usado de forma independente ou integrado com outros serviços da AWS, como o Amazon S3 (para armazenar os arquivos) e o Amazon Route 53 (para gerenciar o DNS).
Expertise em Amazon CloudFront
A CloudDog é um Service Delivery Partner (SDP) da Amazon Web Services (AWS) que fornece serviços de implementação, consultoria e suporte para os produtos e serviços da AWS. Os SDPs são especializados em diferentes áreas e podem ajudar as empresas a aproveitar ao máximo os produtos e serviços da AWS, incluindo o Amazon CloudFront.
Em Março de 2020, obteve a Designação de AWS Service Delivery Partner para Amazon CloudFront pelo histórico de excelência nas soluções desenvolvidas.
Com isso a CloudDog passou a fazer parte de um seleto grupo de parceiros especializados na entrega de serviços relacionados Amazon CloudFront no Mundo.
Casos de Uso do CloudFront
A lista abaixo contém alguns Casos de Uso do Amazon CloudFront que foram implementados pela CloudDog e validados pela Amazon Web Services:
Aceleração de Entrega de Conteúdo Estático
Um dos principais fatores para melhorar a experiência em um website é servir todos os conteúdos estáticos, como javascript, folhas de estilos, fontes, imagens e vídeos com a menor latência possível.
Com a utilização do CloudFront todos os seus conteúdos estáticos são servidos a partir do EDGE mais próximo, reduzindo o tráfego de rede para seus servidores e melhorando a performance geral.
Nesse cenário é possível visualizar que mesmo quando a latência entre o cliente final e o servidor seja de 1000ms, o conteúdo estático pode ser servidor com altências médias de 50ms.
Aceleração de Entrega de Conteúdo Dinâmico
Com a utilização cada vez mais difundida de websites utilizando https, o tempo necessário para estabelecer a conexão com os servidores também aumentou (por conta do protocolo de handshake de https), com isso a redução de latência entre o cliente final e o servidor passou a ser cada vez mais necessária.
No cenário abaixo é possível verificar que sem o uso do CloudFront cada usuário acaba gastando o mesmo tempo para estabelecer a comunicação com o servidor.
Após a implantação do Amazon CloudFront e configuração para aceleração de conteúdo dinâmico, o primeiro cliente irá demorar o mesmo tempo, no entanto, os próximos clientes terão uma performance superior pois a conexão entre o CloudFront e o servidor será reutilizada.
Otimização de Imagens Utilizando AWS Lambda Edge
Muitas vezes os websites e sistemas de gerenciamento de conteúdo não fazem uma otimização de imagens de forma adequada.
Ao realizar a otimização das imagens utilizando o AWS Lambda Edge, toda a complexidade relacionada a otimização fica a cargo da própria CDN, que identifica que a imagem pode ser otimizada, realiza o processo de otimização e guarda a imagem otimizada para utilização futura.
Inclusive pode transformar arquivos JPG em arquivos padrão WEBP para reduzir ainda mais o tempo de carregamento e reduzir o tráfego de rede, em alguns cenários conseguimos otimizar mais de 80% no tamanho das imagens.
Otimização nos Parâmetros de Cache
Frequentemente os sistemas de e-commerce e websites não fazem uma configuração adequada nos parâmetros de cache e apesar de ser relativamente simples, muitas vezes a equipe que o mantém não tem autonomia para isso.
Após a realização desses ajustes, na primeira visita do cliente final a performance fica próxima da performance original, no entanto, em uma segunda visita, os recursos que seriam carregados novamente, serão entregues a partir do cache local do navegador. Reduzindo drasticamente o tempo de carga e o consumo de rede.
Streaming de Vídeo on Online
A AWS fornece uma solução de transmissão ao vivo que combina o AWS Elemental MediaLive e o AWS Elemental MediaStore com o Amazon CloudFront para criar uma arquitetura altamente resiliente e escalável que fornece seu conteúdo ao vivo em todo o mundo.
O diagrama a seguir apresenta a arquitetura de vídeo de transmissão ao vivo que pode ser utilizada como referência para implantação e customização de soluções.
Entrega de Conteúdo Privado
Também é possível obter as vantagens de aceleração de conteúdo estático, aceleração de conteúdo dinâmico streaming de vídeo online e otimização de imagens para conteúdos privados.
O funcionamento acaba sendo bastante simples e prático, basta gerar um cookie assinado após o login de seus usuários e proteger a distribuição do cloudfront. O cookie pode durar o tempo que for necessário e a renovação poderá ser realizada de forma transparente dentro da sua aplicação.
Em posse do cookie, todo o conteúdo disponibilizado de forma privativa poderá ser acessado, sem necessidade de maiores configurações.
Perguntas Frequentes
O Amazon CloudFront é compatível com outros serviços da AWS?
Sim, o Amazon CloudFront é compatível com muitos outros serviços da AWS, incluindo o Amazon S3 (para armazenar os arquivos), o Amazon Route 53 (para gerenciar o DNS) e o AWS Certificate Manager (para gerenciar certificados SSL/TLS). Você pode integrar o CloudFront com esses serviços para criar soluções personalizadas e otimizar o desempenho e a segurança de sua aplicação.
Quais são os preços do Amazon CloudFront?
O Amazon CloudFront cobra pelo uso dos seus serviços de acordo com o tráfego de dados e a quantidade de requisições que você faz. Além disso, existem tarifas adicionais para alguns recursos, como transferência de dados de entrada e saída, armazenamento de cache e streaming de vídeos.
O que é o Amazon CloudFront?
Amazon CloudFront é um serviço de entrega de conteúdo da Amazon Web Services (AWS) que permite que você distribua conteúdo através de uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) de alta disponibilidade e baixa latência.
Como o Amazon CloudFront funciona?
O Amazon CloudFront armazena cópias dos seus arquivos em vários data centers em todo o mundo. Quando um usuário solicita acesso a um arquivo distribuído pelo CloudFront, ele é entregue a partir do data center mais próximo do usuário final, o que garante uma entrega rápida e de baixa latência.
Quais são os benefícios do Amazon CloudFront?
O Amazon CloudFront oferece uma série de benefícios, incluindo:
Melhora a velocidade de carregamento e a entrega de conteúdo para os usuários finais, independentemente de onde eles estejam localizados;
Fornece uma rede de distribuição de conteúdo de alta disponibilidade;
Oferece recursos de segurança, como criptografia SSL/TLS e autenticação de origem, para proteger a privacidade e a integridade dos dados transmitidos;
Pode ser integrado com outros serviços da AWS, como o Amazon S3 e o Amazon Route 53.
Quais tipos de conteúdo posso distribuir com o Amazon CloudFront?
Você pode distribuir qualquer tipo de conteúdo estático através do Amazon CloudFront, incluindo arquivos de mídia (por exemplo, vídeos, áudios, imagens), documentos e outros conteúdos. O CloudFront também oferece suporte ao streaming de vídeo e áudio em tempo real.
Posso usar o Amazon CloudFront com meu próprio domínio?
Sim, você pode usar o Amazon CloudFront com seu próprio domínio. Para fazer isso, basta criar um registro de redirecionamento (CNAME) no seu provedor de DNS apontando para o domínio do CloudFront.
Como posso monitorar o desempenho do Amazon CloudFront?
O Amazon CloudFront oferece uma série de ferramentas e recursos para monitorar o desempenho e o uso do serviço, incluindo relatórios de uso e métricas, alertas e notificações e integração com o Amazon CloudWatch. Você pode usar essas ferramentas para verificar o status do CloudFront, monitorar o tráfego de dados e identificar problemas ou oportunidades de otimização.
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