DevOps

Primeiramente, uma explicação rápida sobre DevOps que é uma cultura (metodologia) de integração entre equipes das áreas de desenvolvimento de softwares (Dev) e operações de TI (Ops - infraestrutura ou sysadmin), de apoio (controle de qualidade) e de processos automatizados para produções ágeis e segura de aplicações e serviços.

Agora, sim, a CloudDog vai te explicar os motivos por um investimento em consultoria DevOps. Com base na pesquisa realizada pela C.A. Technologies em 2016, 16% das empresas que implementaram essa abordagem afirmaram ter tido sucesso. O consultor DevOps precisa ter conhecimento e ter vivenciado as as práticas para ajudar o seu cliente na hora de propor melhorias. O DevOps faz uma mudança no comportamento das equipes e incentiva na união das duas partes, compartilhando informações para todos os integrantes de um projeto independentemente da hierarquia.

Cultura DevOps

Basicamente, a consultoria entra para mudar a cultura das pessoas, de forma a melhorar na execução e entrega dos projetos. A cultura DevOps sustenta-se em:

Integração contínua

Compartilhamento de conhecimento e experiências entre as áreas de desenvolvimento, operações e apoio

Implantação Contínua

Liberação rápida e contínua de versões atualizadas de softwares e serviços

Feedback Contínuo

comunicação com as equipes envolvidas em todas as fases do projeto

Processo DevOps

O processo DevOps é composto por 8 atividades executadas de forma contínua em ciclos sucessivos, onde a frequência poderá ser mensal, semanal, diária ou de acordo com a demanda do negócio.

Abaixo é possível conferir o diagrama do fluxo de atividades.

Imagem apresentando os ciclos do DevOps.
Diagrama do Processo DevOps

Plan

Gerenciamento de tarefas, agendas.

Code

Desenvolvimento e revisão de código, ferramentas de gerenciamento de código-fonte, fusão de código.

Build

Ferramentas de integração contínua, ferramentas de controle de versão, status da construção.

Test

Ferramentas de teste contínuo que fornecem feedback sobre os riscos do negócio, determinam o desempenho.

Release

Preparação de pacote de mudanças para aplicação nos ambientes.

Deploy

Gerenciamento de mudanças, aprovações de liberação, automação de liberação.

Operate

Instalação da infraestrutura, alterações da infraestrutura (escalabilidade), configuração e gerenciamento da infraestrutura, infraestrutura como ferramentas de código, planejamento de capacidade, gerenciamento de capacidade e recursos, verificação de segurança, implantação de serviço, alta disponibilidade (HA), recuperação de dados, gerenciamento de log / backup, banco de dados gestão.

Monitor

Monitoramento de desempenho de serviço, monitoramento de log, experiência do usuário final, gerenciamento de incidentes.

Ferramentas AWS para suportar DevOps

A Amazon Web Services disponibiliza um conjunto de serviços integrados abrangentes para apoiar todas as iniciativas DevOps.

Imagem apresentando os serviços AWS para suporte DevOps.
Diagrama Serviços AWS para suporte DevOps

AWS CodeCommit

O CodeCommit é um serviço de gestão de código fonte gerenciado seguro, altamente escalável e que hospeda repositórios Git privados. O CodeCommit elimina a necessidade de você gerenciar seu próprio sistema de gestão de código fonte ou se preocupar em dimensionar sua infraestrutura.

AWS CodeCommit

O CodeBuild é um serviço de construção totalmente gerenciado que compila seu código-fonte, executa testes de unidade e produz artefatos prontos para implantar.

AWS CodeDeploy

O CodeDeploy é um serviço de implantação que automatiza as implantações de aplicativos em instâncias do Amazon EC2, instâncias locais, funções Lambda sem servidor ou serviços do Amazon ECS.

AWS CodePipeline

O CodePipeline é um serviço de entrega contínua que você pode usar para modelar, visualizar e automatizar as etapas necessárias para fazer o deploy de seu software, viabilizando a entrega contínua de software nos ambientes.

Vantagens Processo DevOps

As vantagens são inúmeras, para se ter uma ideia empresas de grandes nomes e de sucesso tecnológicos como Amazon, Google, Facebook, Twitter e Spotify foram os pioneiros a aderir esta prática. Segue uma lista de benefícios:

Melhoria de deployments

auxilia no aumento da quantidade e frequência das entregas de atualizações, com uma mínima taxa de falhas.

Segurança

possibilita a operação de maneira ágil enquanto mantém a estrutura estável.

Melhor Tempo de Recuperação (MTTR)

A metodologia DevOps agiliza na sua própria manutenção, porque terá monitoramentos constantes e testes nas aplicações desenvolvidas.

Ferramentas

O modelo DevOps depende de ferramentas eficazes que ajudarão nas implementações de nível ágil e seguro, como também inovação para os clientes..

Implantação de Processo DevOps

A CloudDog oferece um diversos aceleradores para ajudar as empresas a criar e distribuir seus produtos com maior facilidade, agilidade e de modo seguro usando as práticas DevOps na plataforma da Amazon Web Services.

Serviços de Consultoria

contato

fale conosco

Queremos realizar os projetos da sua empresa!

Fale conosco e saiba como poderemos ajudar a sua empresa a reduzir custos na nuvem AWS

+ 55 11 97329-9834contato@clouddog.com.br
Icone de Whatsapp