Otimização de Custos e Governança na Nuvem AWS com a ATTO Sementes



O Desafio
Com uma operação intensiva em tecnologia e aplicações desenvolvidas internamente, a ATTO identificou limitações em sua infraestrutura local, especialmente em disponibilidade e redundância. Diante do crescimento da companhia, tornou-se essencial adotar uma abordagem mais escalável e resiliente.
Após testes com diferentes provedores de nuvem, a AWS foi escolhida como a base da nova arquitetura. A empresa migrou sua plataforma comercial – composta por aplicação, front end, API e banco de dados – para a nuvem. No entanto, o time interno sentiu a necessidade de contar com uma parceira especializada para avaliar e otimizar esse novo ambiente.
A Solução
Com a CloudDog, a ATTO Sementes iniciou um processo de revisão técnica e modernização da infraestrutura em nuvem. A primeira recomendação foi a migração do ambiente de São Paulo para a região da Virgínia (EUA), o que proporcionou uma redução de 40% nos custos, sem prejuízo à performance.
Além disso, foi implementada uma separação clara entre os ambientes de desenvolvimento, homologação e produção utilizando o AWS Control Tower, garantindo segurança, controle e segregação de custos.
O uso do Amazon ECS foi modernizado com a introdução do AWS Fargate, substituindo instâncias provisionadas por soluções serverless, o que elevou a disponibilidade. Todo o ambiente passou a ser monitorado pelo Amazon CloudWatch, oferecendo maior visibilidade sobre erros e latência.
Para suportar futuras migrações e atualizações com estabilidade, a CloudDog implementou também um pipeline com estratégia de Blue/Green deployments, garantindo mais agilidade e controle.
A Arquitetura
- Amazon ECS
- Amazon RDS
- AWS Fargate
- AWS Control Tower
- Amazon CloudWatch
Resultados
Segundo Marco Antonio Moraes, gerente de desenvolvimento de sistemas da ATTO, os resultados da parceria foram significativos. “Com a AWS e a CloudDog não tivemos mais problemas de indisponibilidade e sobrecarga para o time de infraestrutura”, afirma.
Hoje, a plataforma é utilizada por mais de 200 usuários, incluindo a equipe de vendas e representantes. Após o sucesso da primeira migração, a empresa decidiu mover também a aplicação Protege, utilizada por clientes para registrar ocorrências e solicitar reposições.
A arquitetura em nuvem trouxe:
- Redução de 40% nos custos com nuvem;
- Diminuição de incidentes e falhas na aplicação;
- Maior disponibilidade e estabilidade para o time de vendas;
- Novos processos de governança e reuniões periódicas com a CloudDog para avaliação de horas contratadas e novos projetos.
- A jornada de modernização segue com a expectativa de migrar todas as plataformas para a AWS, mantendo a parceria estratégica com a CloudDog.