Modelo de Responsabilidade Compartilhada da AWS

Botao voltar
Banner da página de Blog.
Banner da página de Blog.

Por CloudDog, Criado em 03/03/2023 03:00


O modelo de responsabilidade compartilhada da AWS é uma abordagem que define as responsabilidades da AWS e dos seus clientes na proteção dos recursos e dados na nuvem. Esse modelo é projetado para garantir que a segurança na nuvem seja uma responsabilidade compartilhada entre a AWS e seus clientes.

De acordo com esse modelo, a AWS é responsável pela segurança da infraestrutura subjacente que suporta os serviços de nuvem, incluindo a segurança física dos data centers, a segurança da rede e a segurança do hardware. A AWS também oferece ferramentas e serviços de segurança para ajudar os clientes a proteger seus dados e recursos na nuvem, como o AWS Identity and Access Management (IAM), o AWS Key Management Service (KMS) e o AWS CloudTrail.

Por outro lado, os clientes da AWS são responsáveis por garantir a segurança de suas próprias cargas de trabalho, dados e aplicativos na nuvem. Isso inclui a configuração correta de permissões de acesso, a proteção de dados sensíveis, a aplicação de patches de segurança e a implementação de controles de segurança apropriados.

O modelo de responsabilidade compartilhada da AWS estabelece um equilíbrio de responsabilidade entre a AWS e seus clientes para garantir que os recursos e dados na nuvem sejam protegidos de maneira adequada e segura.

Confira alguns exemplos:

  1. Segurança da infraestrutura: A AWS é responsável pela segurança física dos data centers, pela segurança da rede e pela segurança do hardware. Isso inclui a proteção contra acesso não autorizado, o monitoramento de ameaças e a implementação de controles de segurança para garantir a integridade dos dados e recursos na nuvem.
  2. Segurança do sistema operacional: Quando os clientes usam serviços de instâncias da AWS (como EC2 ou Lightsail), eles são responsáveis por garantir que o sistema operacional e as aplicações estejam atualizados com os patches de segurança mais recentes. A AWS fornece imagens de máquinas virtuais com configurações padrão de segurança, mas é responsabilidade do cliente configurar e manter suas próprias imagens.
  3. Gerenciamento de identidade e acesso: A AWS fornece serviços de gerenciamento de identidade e acesso, como o IAM, para permitir que os clientes controlem o acesso aos seus recursos na nuvem. É responsabilidade do cliente definir as políticas de acesso corretas e conceder acesso somente aos usuários ou serviços autorizados.
  4. Proteção de dados: Os clientes da AWS são responsáveis por proteger seus próprios dados na nuvem. A AWS fornece serviços de criptografia, como o KMS, para ajudar os clientes a proteger seus dados, mas é responsabilidade do cliente gerenciar as chaves de criptografia e definir as políticas corretas de segurança para proteger seus dados.
  5. Conformidade regulatória: A AWS é responsável por garantir que sua infraestrutura atenda a várias regulamentações de segurança, como a HIPAA ou a PCI-DSS. No entanto, é responsabilidade do cliente garantir que seus próprios aplicativos e cargas de trabalho sejam compatíveis com essas regulamentações.

Em resumo, o modelo de responsabilidade compartilhada da AWS é aplicado de várias maneiras na prática, exigindo que a AWS e seus clientes trabalhem juntos para garantir a segurança e proteção dos dados na nuvem.

Tags

#aws #segurança na nuvem #responsabilidade do cliente #responsabilidade da aws

Sobre o autor

Foto Do Autor.
Foto Do Autor.

CloudDog

Comentários

Confira nossas novidades