Lançamentos re:Invent 2023 - Graviton4 & Trainium2

Botao voltar
Banner da página de Blog.
Banner da página de Blog.

Por CloudDog, Criado em 17/01/2024 03:00


O AWS re:Invent é reconhecido como o maior evento mundial de tecnologia, promovido anualmente pela Amazon Web Services (AWS). Em 2023, o foco do re:Invent foi em aspectos cruciais, como estratégias e operações na Nuvem, avanços em Machine Learning, novidades em segurança, integração de IoT e Edge Computing.

Durante o AWS re:Invent 2023, foram apresentadas as mais recentes interações de duas linhagens de chips: o AWS Graviton4 e o AWS Trainium2. Esses desenvolvimentos representam melhorias notáveis em termos de economia e eficiência energética, abrangendo áreas como treinamento em Machine Learning (ML) e Inteligência Artificial Generativa (GenAl). Com esses lançamentos inovadores, os clientes agora têm a flexibilidade de integrar chips e instâncias que utilizam processadores de terceiros, permitindo a execução virtual de praticamente qualquer aplicação ou carga de trabalho no Amazon Elastic Compute Cloud (EC2).

Sobre o Graviton4:

Representando um avanço substancial, o Graviton4 oferece uma notável melhoria no desempenho computacional, com um aumento de até 30%. Adicionalmente, apresenta um acréscimo de 50% no número de núcleos e um substancial incremento de 75% na largura de banda de memória, superando significativamente a geração anterior de processadores, o Graviton3, lançado durante o re:Invent 2021. Isso capacita as empresas que utilizam modelos de IA diariamente para analisar grandes volumes de dados a ampliar seus próprios recursos de processamento, otimizando tempos de execução e reduzindo custos.

Sobre o Trainium2:

Desenvolvido especificamente para proporcionar treinamentos com uma velocidade extraordinária, o Trainium2 supera em até 4 vezes a primeira geração de chips Trainium no treinamento de modelos de IA. Sua capacidade de instalação em UltraClusters EC2, com uma impressionante marca de até 100.000 chips, viabiliza o treinamento de modelos fundamentais (FMs) e Large Language Models (LLM) em uma fração de tempo notavelmente reduzida.

Tags

#AWS #Graviton4 #Graviton #Trainium2 #Trainium #Processador #re:Invent2023

Sobre o autor

Foto Do Autor.
Foto Do Autor.

CloudDog

Comentários

Confira nossas novidades