Estratégia ETL Zero para Construção de Data Lakes

Botao voltar
Banner da página de Blog.
Banner da página de Blog.

Por CloudDog, Criado em 17/01/2024 03:00


O ETL Zero representa um conjunto de integrações que simplificam a movimentação de dados, eliminando a necessidade de desenvolver pipelines tradicionais de Extração, Transformação e Carregamento (ETL). Em contraste com o ETL convencional, que envolve processos demorados e complexos para combinar, limpar e normalizar dados de diferentes fontes, o ETL Zero viabiliza a movimentação ponto a ponto, permitindo consultas em silos de dados sem transferência desnecessária.

Benefícios do ETL Zero

Aumento da Agilidade: Simplificação da arquitetura de dados, reduzindo os esforços de engenharia e favorecendo a rápida inclusão de novas fontes de dados.

Eficiência de Custos: Utilização de tecnologias nativas de nuvem e escaláveis para otimizar custos, adaptando-se às reais necessidades de uso e processamento de dados.

Insights em Tempo Real: Diferentemente dos processos ETL tradicionais, o ETL Zero proporciona acesso quase em tempo real aos dados, possibilitando previsões mais precisas e insights orientados a dados em toda a empresa.

Cenários de Uso

  • Amazon Athena, para análise de dados disponibilizados em data lakes no Amazon S3.
  • Ingestão de Streaming do Kinesis e do MSK diretamente no Amazon Redshift
  • Consulta de dados do Amazon Aurora diretamente dentro do Amazon Redshift
  • Ingestão automática do S3 diretamente no Amazon Redshift

Desafios Superados pelo ETL Zero

Aumento da Complexidade do Sistema: Eliminação das camadas adicionais de complexidade nos pipelines de dados ETL, incluindo mapeamento complexo, tratamento de inconsistências e conflitos, e implementação de mecanismos de tratamento de erros. Restrições adicionais de segurança de dados também são mitigadas.

Custos Adicionais: Redução de custos significativos ao evitar despesas excessivas com a escalabilidade dos pipelines de ETL, como atualizações caras de infraestrutura e otimização de consultas.

Atrasos em Análises, IA e ML: Eliminação dos atrasos causados pela necessidade de código personalizado e gerenciamento de infraestrutura. Adaptações a mudanças nas fontes de dados são mais ágeis, evitando perdas de oportunidades em casos de uso quase em tempo real.

O ETL Zero emerge como uma abordagem revolucionária na integração de dados, oferecendo uma alternativa eficaz e eficiente aos tradicionais pipelines de ETL. Ao simplificar a movimentação de dados, mitigando desafios como a complexidade do sistema e custos excessivos, e proporcionando insights quase em tempo real, essa inovação redefine a agilidade e a economia no cenário da gestão de dados. Ao adotar o ETL Zero, as organizações estão posicionadas para impulsionar a inovação, melhorar a tomada de decisões e transformar radicalmente a maneira como aproveitam os dados para atender às demandas do mundo atual. Descubra o potencial transformador do ETL Zero e eleve a eficiência da sua estratégia de dados.

Tags

#AWS #AmazonRedshift #AmazonAurora #AmazonAthena #AmazonKinesis #AmazonS3 #DataLake #ZeroETL #re:Invent2023

Sobre o autor

Foto Do Autor.
Foto Do Autor.

CloudDog

Comentários

Confira nossas novidades