Website do Atacadão


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Sobre o Atacadão

Atualmente a rede Atacadão possui 27 filiais localizadas nas principais regiões do país, com um variado e amplo mix de produtos visando atender aos mais diversos nichos do mercado, tais como, supermercados, drogarias, hotéis, pousadas, restaurantes, padarias e pequenos comércios no geral. O Atacadão, maior atacadista do Brasil busca oferecer o melhor negócio para seus clientes, através do atendimento e serviço de seu time de Televendas e Representação Comercial, proporcionando assim, agilidade e facilidade no dia a dia dos comerciantes.

O Desafio

Baseado na paleta de cores da sua identidade visual, o layout do site foi reformulado para uma linguagem mais moderna e atualizada para que seus usuários possam acessar de qualquer dispositivo móvel. Devido aos acessos diários de usuários, o site precisou passar por um upgrade migrando para a AWS e assim proporcionando assim mais estabilidade nos acessos.

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Por que escolher a Amazon Web Services?

Nessa época, a CloudDog já tinha contrato com o Atacadão e, ao identificar esse problema crônico, propôs a migração para a Amazon Web Services (AWS), que inicialmente fora faseada em quatro etapas:

  1. Migração do site AS-IS, utilizando máquinas Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) com CDN Amazon CloudFront, para minimização de demanda de tráfego dos assets como documentos PDF e imagens.

  2. A aplicação originalmente armazenava os assets carregados semanalmente na própria instância do Amazon EC2. Esse método foi aprimorado para carregar todos os assets em um bucket do Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), tornando as máquinas Amazon EC2 100% substituíveis, possibilitando a utilização do recurso de Auto Scaling.

  3. Foi criado o stack da solução utilizando o AWS CloudFormation, com templates Amazon EC2, contemplando desde o banco de dados em AWS RDS MySQL, Load Balancer, Auto Scaling, Templates de EC2, Amazon CloudFront e Web Application Firewall (WAF).

  4. Na sequência, foi criado um pipeline de entrega contínua, onde o processo, desde o commit até o deploy nos ambientes de desenvolvimento, homologação, e produção, foi automatizado utilizando a estratégia blue/green de rolling updates do próprio AWS CloudFormation.

Todos estes passos foram realizados em duas semanas, contando com o tempo de ajuste na aplicação.

Arquitetura AWS

No diagrama abaixo é possível conferir o desenho macro da arquitetura após a implementação dos ajustes:

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Os benefícios

Após a migração, os problemas de variação de performance foram plenamente resolvidos. Notou-se um aumento de mais de 100% na quantidade de visualizações semanais, e as reclamações referentes ao acesso foram zeradas na central de atendimento. Além disso, foram obtidos mais benefícios como:

  • Melhor tempo de carga do site como um todo;

  • Performance passou a se manter estável, independentemente da quantidade de usuários simultâneos;

  • Maior velocidade de entrega de atualizações, quando chegamos a fazer mais de 20 deployments em produção no mesmo dia;

  • Melhor posicionamento nos mecanismos de busca;

  • Melhor otimização de orçamento em campanhas digitais, onde o custo por clique é inversamente proporcional à performance;

  • Disponibilidade de 100% em 2 anos de operação da página.

Website responsivo que se adequa a todos os tamanhos de dispositivos móveis e computadores (desktop).

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Splash Screens

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Layout responsivo da página de Promoções, Lojas e Revistas para download.

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