Aplicativo do Dia


Sobre MercadoDia

Sobre o DIA Supermercados

O DIA Supermercados faz parte do DIA Group, com sede na Espanha. O Grupo inaugurou o primeiro mercado no Brasil em 2001, formando a primeira e única franquia de supermercados no país. Também é precursora nas ofertas de produtos de marca própria. O DIA conta, hoje, com mais de 1.100 lojas em 3 estados e mais de 155 milhões de clientes, sendo a #1 em preço baixo. Possui 160 mil m² de plataforma logística, com sete Centros de Distribuição espalhados nos três estados de atuação.

O Desafio

Criar um app para os dispositivos móveis Android e iOS, para que os funcionários da rede DIA pudessem colaborar para a melhoria das lojas. Funciona da seguinte maneira, o colaborador DIA vai até uma loja, faz o login com a sua conta, faz o check-in da loja visitada e responde o questionário (informando sobre todo o aspecto da loja, seja a limpeza, iluminação, disposição dos produtos, ofertas, displays e atendimento) dando uma pontuação para cada pergunta e ao final é possível ainda inserir observações analisadas e uma foto do local.

Por que escolher a Amazon Web Services?

Nessa época, a CloudDog já tinha contrato com o DIA e, ao identificar esse problema crônico, propôs a migração para a Amazon Web Services (AWS), que inicialmente fora faseada em quatro etapas:

  1. Migração do site AS-IS, utilizando máquinas Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) com CDN Amazon CloudFront, para minimização de demanda de tráfego dos assets como documentos PDF e imagens.

  2. A aplicação originalmente armazenava os assets carregados semanalmente na própria instância do Amazon EC2. Esse método foi aprimorado para carregar todos os assets em um bucket do Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), tornando as máquinas Amazon EC2 100% substituíveis, possibilitando a utilização do recurso de Auto Scaling.

  3. Foi criado o stack da solução utilizando o AWS CloudFormation, com templates Amazon EC2, contemplando desde o banco de dados em AWS RDS MySQL, Load Balancer, Auto Scaling, Templates de EC2, Amazon CloudFront e Web Application Firewall (WAF).

  4. Na sequência, foi criado um pipeline de entrega contínua, onde o processo, desde o commit até o deploy nos ambientes de desenvolvimento, homologação, e produção, foi automatizado utilizando a estratégia blue/green de rolling updates do próprio AWS CloudFormation.

Todos estes passos foram realizados em duas semanas, contando com o tempo de ajuste na aplicação.

Arquitetura AWS

No diagrama abaixo é possível conferir o desenho macro da arquitetura após a implementação dos ajustes:

Diagrama AWS Website DIA

Os benefícios

Após a migração, os problemas de variação de performance foram plenamente resolvidos. Notou-se um aumento de mais de 100% na quantidade de visualizações semanais, e as reclamações referentes ao acesso foram zeradas na central de atendimento. Além disso, foram obtidos mais benefícios como:

  • Melhor tempo de carga do site como um todo;

  • Performance passou a se manter estável, independentemente da quantidade de usuários simultâneos;

  • Maior velocidade de entrega de atualizações, quando chegamos a fazer mais de 20 deployments em produção no mesmo dia;

  • Melhor posicionamento nos mecanismos de busca;

  • Melhor otimização de orçamento em campanhas digitais, onde o custo por clique é inversamente proporcional à performance;

  • Disponibilidade de 100% em 2 anos de operação da página.

App DIA

AppDia01

App para o colaborador (funcionário de qualquer hierarquia) do DIA Supermercados listar os pontos positivos e negativos das lojas visitadas. O app só dá acesso ao usuário com login previamente cadastrado.

Splash Screens

AppDia02

Telas das apresentações do funcionamento do app para o usuário já cadastrado e logado.

Perfil e Ranking de Colaboradores

AppDia03

Perfil do colaborador DIA que dá acesso ao questionário de pesquisa e também ao ranking de pontuação de todos os colaboradores que já realizaram avaliações.

Geolocalizador de lojas e Questionário

AppDia04

O geolocalizador de lojas possibilita encontrar a unidade visitada que será avaliada pelo usuário (colaborador), exibindo a cidade, estado ou CEP. Após a confirmação com o check-in da loja, é possível ir para o questionário e responder pontuando as perguntas sendo 0 (pontuação ruim) a 10 (melhor pontuação).

Tags

#serviço-desenvolvimento-aplicativo #aws #cloudfront

Outros trabalhos

Confira os últimos trabalhos no nosso portfolio.

Website do Atacadão

Migração do Website DIA Supermercados para AWS

Migração da CDN do E-Commerce ETNA para Amazon CloudFront

Marketing com WhatsApp

Marketing com Facebook

Geolocalizador Ecoss Ambiental

Marketing com Instagram

Website da Drogaleste

Geolocalizador e Horários da Ecourbis

Entre em Contato

Fale conosco e saiba como poderemos ajudar a sua empresa.