Logo da CloudDog Serviços e Tecnologia
Case de Sucesso

Migração da CDN do E-Commerce ETNA para Amazon CloudFront

Sobre a Etna

Fundada em 2004, a Etna é referência no mercado de móveis, decoração, utilidades domésticas, organização, cama, banho e iluminação. Com mais de 20 mil produtos em seu portfólio e marcas internacionais exclusivas, a empresa tem como objetivo oferecer, em um só lugar, tudo o que o consumidor precisa para a casa ou escritório, com variedade, praticidade e design ao seu alcance.

O Desafio

A ETNA no primeiro semestre de 2019 fez a migração de sua plataforma de e- commerce para o SAP Hybris, com objetivo de melhorar a presença omnichannel entre outros. Logo após a migração identificou alguns efeitos colaterais indesejados principalmente relacionados a SEO e performance em geral. A plataforma hospedada em datacenter SAP próximo da região de Virgínia do Norte – EUA, demonstrava uma latência muito grande, mesmo utilizando uma CDN brasileira.

Por que escolher a Amazon Web Services?

A Amazon Web Services possui uma grande quantidade de serviços cobrindo todos os aspectos importantes para implementação de qualquer e-commerce. Apesar da solução atual estar implementada em datacenter próprio da SAP, a migração para a CloudFront pareceu ser a melhor escolha, pois após a migração possibilitaria uma eventual migração dos demais serviços que compõe a solução para a mesma infraestrutura, otimizando performance e custo.

Processo de Implantação:

O processo de implantação foi realizado da seguinte forma:

1)

Análise do comportamento do e-commerce, para avaliar quais estratégias de otimização poderiam ser adotadas, principalmente relacionado a utilização de assets estáticos e conteúdo dinâmico.

2)

Configuração da distribuição do Amazon CloudFront utilizando Amazon CloudFormation para possibilitar a automação de pipelines de CI/CD e espelhamento do ambiente de produção em ambiente de teste.

3)

Customização do comportamento da distribuição fazendo uso do S3 Simple Storage Service e Lambdas EDGE para otimização das imagens, minimizando o acesso à origem para obtenção desses assets.

4)

Customização de headers http recebidos do hybris utilizando Lamdbas EDGE para reduzir a latência e aumentar a eficiência do cache de assets estáticos como arquivos CSS, Javascript e Fontes.

5)

Tunning da conectividade com a origem para reduzir a latência do conteúdo dinâmico utilizando https de ponta a ponta.

6)

Levantamento de oportunidades de melhoria que poderiam ser aplicadas realizando ajustes na aplicação.

Arquitetura AWS

Benefícios

Após a migração foram identificados diversos benefícios associados a performance, qualidade, eficiência operacional, otimização de custos, como:

Performance: foi possível identificar uma sensível melhora nos indicadores de performance do Google Lighthouse, conforme pode ser observado na tabela abaixo:

IndicadorCDN AnteriorCloudFrontMelhoria
First Contentful Paint4.4s1.3s3.38x
First Meaninful Paint5.3s1.8s2.94x
Speed Index7.7s1.7s4.52x
First CPU Idle12.9s5.6s2.30x

Qualidade: a partir desse momento será possível criar instâncias da solução para os ambientes de desenvolvimento e homologação, mantendo réplicas confiáveis e alinhadas com o ambiente produtivo.

Dashboard: Criado um dashboard para acompanhamento de métricas de utilização, facilitando a detecção de anomalias no tráfego ou problemas na origem.

Análise de Logs: Com a utilização do Amazon Athena é possível realizar consultas nos logs, facilitando processos de troubleshooting e entendimento do comportamento da aplicação.

Redução de Custos Após a aplicação de ajustes e tunning na solução, foi possível identificar uma redução de custos na ordem de 50% em relação ao CDN anterior.


Portfolio

Migração do Website do DIA para AWS

Aplicativo do DIA

Migração do E-Commerce Etna para Amazon CloudFront

Website da Drogaleste

Geolocalizador e horários da Ecourbis

Website do Atacadão

Marketing Digital

Marketing Digital

Marketing Digital

Veja mais trabalhos

Entre em contato

Queremos realizar os projetos da sua empresa!
Fale conosco pelo telefone, e-mail ou pelo formulário abaixo.

+55 11 95026-0071
contato@clouddog.com.br