Migração da CDN do E-Commerce ETNA para Amazon CloudFront


sobre-etna

Sobre a Etna

Fundada em 2004, a Etna é referência no mercado de móveis, decoração, utilidades domésticas, organização, cama, banho e iluminação. Com mais de 20 mil produtos em seu portfólio e marcas internacionais exclusivas, a empresa tem como objetivo oferecer, em um só lugar, tudo o que o consumidor precisa para a casa ou escritório, com variedade, praticidade e design ao seu alcance.

O Desafio

A ETNA no primeiro semestre de 2019 fez a migração de sua plataforma de e- commerce para o SAP Hybris, com objetivo de melhorar a presença omnichannel entre outros. Logo após a migração identificou alguns efeitos colaterais indesejados principalmente relacionados a SEO e performance em geral. A plataforma hospedada em datacenter SAP próximo da região de Virgínia do Norte – EUA, demonstrava uma latência muito grande, mesmo utilizando uma CDN brasileira.

Por que escolher a Amazon Web Services?

A Amazon Web Services possui uma grande quantidade de serviços cobrindo todos os aspectos importantes para implementação de qualquer e-commerce. Apesar da solução atual estar implementada em datacenter próprio da SAP, a migração para a CloudFront pareceu ser a melhor escolha, pois após a migração possibilitaria uma eventual migração dos demais serviços que compõe a solução para a mesma infraestrutura, otimizando performance e custo.

Processo de Implantação:

O processo de implantação foi realizado da seguinte forma:

  1. Análise do comportamento do e-commerce, para avaliar quais estratégias de otimização poderiam ser adotadas, principalmente relacionado a utilização de assets estáticos e conteúdo dinâmico.

  2. Configuração da distribuição do Amazon CloudFront utilizando Amazon CloudFormation para possibilitar a automação de pipelines de CI/CD e espelhamento do ambiente de produção em ambiente de teste.

  3. Customização do comportamento da distribuição fazendo uso do S3 Simple Storage Service e Lambdas EDGE para otimização das imagens, minimizando o acesso à origem para obtenção desses assets.

  4. Customização de headers http recebidos do hybris utilizando Lamdbas EDGE para reduzir a latência e aumentar a eficiência do cache de assets estáticos como arquivos CSS, Javascript e Fontes.

  5. Tunning da conectividade com a origem para reduzir a latência do conteúdo dinâmico utilizando https de ponta a ponta.

  6. Levantamento de oportunidades de melhoria que poderiam ser aplicadas realizando ajustes na aplicação.

Arquitetura AWS

arquitetura-etna

Benefícios

Após a migração foram identificados diversos benefícios associados a performance, qualidade, eficiência operacional, otimização de custos, como:

  • Performance: foi possível identificar uma sensível melhora nos indicadores de performance do Google Lighthouse, conforme pode ser observado na tabela abaixo.

Tabela - ETNA
  • Qualidade: a partir desse momento será possível criar instâncias da solução para os ambientes de desenvolvimento e homologação, mantendo réplicas confiáveis e alinhadas com o ambiente produtivo.

  • Dashboard: Criado um dashboard para acompanhamento de métricas de utilização, facilitando a detecção de anomalias no tráfego ou problemas na origem.

  • Análise de Logs: Com a utilização do Amazon Athena é possível realizar consultas nos logs, facilitando processos de troubleshooting e entendimento do comportamento da aplicação.

  • Redução de Custos Após a aplicação de ajustes e tunning na solução, foi possível identificar uma redução de custos na ordem de 50% em relação ao CDN anterior.

Tags

#aws #cloudfront

Outros trabalhos

Confira os últimos trabalhos no nosso portfolio.

Geolocalizador Ecoss Ambiental

Migração do Website DIA Supermercados para AWS

Website do Atacadão

Website da Drogaleste

Marketing com Facebook

Marketing com Instagram

Aplicativo do Dia

Geolocalizador e Horários da Ecourbis

Marketing com WhatsApp

Entre em Contato

Fale conosco e saiba como poderemos ajudar a sua empresa.