Como Criar uma Campanha de Mail Marketing usando AWS Pinpoint

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Por Gabriel Schiszler, Criado em 04/03/2022 03:00


O Amazon Pinpoint é um serviço AWS onde você pode conectar-se ao cliente usando canais , como: e-mail, SMS, push notification e mensagem de voz. Podemos, por exemplo, utilizar o serviço de e-mail do Amazon Pinpoint para realizar campanhas e fazer envios em grande escala, podendo ser processado de imediato ou agendado para uma hora ou data futura.

COMO FUNCIONA?

Amazon Pinpoint utiliza do serviço AWS SES para realizar a configuração e envio dos emails  de forma que possa tratar das falhas de forma efetiva. Para disparar o envio desses e-mails é necessário a importação de um segmento, que representa um conjunto de usuários baseado nas características citadas na importação desses Endpoints. 

O segmento mostra para quais usuários a campanha  será entregue,  atingindo seu público alvo,  É possível também, convidar um usuário de volta à aplicação após ele passar um tempo sem acessar.

A Campanha é o momento em que será informado qual é o público alvo (segmento) e também qual será o template do seu email customizado, Pode-se também, agendar o envio da campanha ou até mesmo realizá-la de imediato.

Exemplo: Pode-se realizar o envio de email para um segmento de usuários que acessaram a aplicação há 1 semana atrás e não voltaram a acessar configurando para que realize a campanha de imediato. Nesta campanha pode conter um e-mail customizado fazendo a chamada para que ele volte a acessar a aplicação.

OBJETIVO

O objetivo desse artigo é criar uma nova aplicação no AWS Pinpoint, cadastro de template e endereço de email pelo AWS SES, realizar a importação de um segmento e disparar uma campanha para que possamos analisar as métricas.

Nota: Espera-se que você tenha uma conta criada e acesso ao console da AWS.

PASSOS INICIAIS

  1. Faça Login no Console da AWS

  2. Acesse o serviço AWS Pinpoint

  3. Crie um novo projeto digitando o “Project Name”, logo após clique no botão “Create a project”

Passo 1 - Criação do Projeto
Criação do Projeto

CONFIGURAÇÃO DO EMAIL

  1. Ao criar um novo projeto você será redirecionado para a tela para configuração que contém as formas de interações com o cliente, Nessa etapa vamos configurar o “Email”, Clique em “Configure”

    Passo 2 - Configurando Feature para Email
    Configurando Feature para Email
  2. Na tela de configuração, a primeira coisa que precisamos fazer é informar o email que será utilizado para realizar o envio dos emails.

  3. Digite o email no campo “Email Address” e depois clique em “Verify”

    Passo 3 - Verificar e-mail de envio
    Verificar e-mail de envio
  4. Será enviado uma solicitação para autorizar este endereço de e-mail para uso com o Amazon SES e o Amazon Pinpoint, entre no e-mail e clique na url enviada.

  5. Logo após confirmar a validação volte a página da configuração e clique em “Save”

    Passo 4 - Salvar
    Salvar

Criação do Template do email

  1. Na barra de menu no lateral esquerdo, clique em “Message templates”

    Passo 5 - Selecionar "Message Templates"
    Selecionar "Message Templates"

  2. Nessa tela, clique em “Create Template”

    Passo 6 - Criar Template
    Criar Template

  3. Na tela de configuração do template, mantém a opção Channel como “EMAIL”

  4. Em Template Details, adicione o nome do template no “Template name” e uma descrição em “Version description” (opcional)

    Passo 7 - Digitar Nome e Descrição do e-mail
    Digitar Nome e Descrição do e-mail
  5. Em Email Details é necessário adicionar o Assunto do Email, esse assunto é como será exibido no envio do Email.

  6. Logo abaixo do assunto, temos a opção de criar o template pelo HTML ou por Design, Vamos optar por HTML. Copie e cole o código abaixo.

    <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> <p style="display:none;font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;font-size:14px;font-weight:400;line-height:1.6;margin:0;margin-bottom:10px;padding:0">This is a test message sent using Amazon Pinpoint.</p> <table class="head-wrap" style="font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:0;padding:0;width:100%" bgcolor="#fc7501"> <tbody> <tr style="font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:0;padding:0"> <td style="font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:0;padding:0"> <h1 style="text-align: center; color: white"><span>Example Mail Marketing</span></h1> </td> </tr> </tbody> </table> <table class="body-wrap" style="font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:0;padding:0;width:100%"> <tbody> <tr style="font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:0;padding:0"> <td style="font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:0;padding:0"></td> <td class="container" style="clear:both!important;display:block!important;font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:0 auto!important;max-width:602px!important;padding:0" bgcolor="#FFFFFF"> <div class="content" style="border-left:1px solid #c9cfd0;border-right:1px solid #c9cfd0;border-top:1px solid #c9cfd0;display:block;font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:1rem auto 0 auto;max-width:600px;padding:10px 10px 0px 10px"> <h1 style="color:#000;font-family:HelveticaNeue-Light,'Helvetica Neue Light','Helvetica Neue',Helvetica,Arial,'Lucida Grande',sans-serif;font-size:44px;font-weight:600;margin:0;margin-bottom:0px;padding:0">AWS Pinpoint</h1> </div> <div class="column-wrap" style="border-bottom:1px solid #c9cfd0;border-left:1px solid #c9cfd0;border-right:1px solid #c9cfd0;font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:0 auto;max-width:600px!important;padding:0!important"> <div class="column" style="float:left;font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:0;padding:0;width:300px"> <table style="font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:0;padding:0;width:100%"> <tbody> <tr style="font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:0;padding:0"> <td style="font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:0;padding:15px"> {{#if User.UserAttributes.FirstName}} <p style="font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;font-size:14px;font-weight:400;line-height:1.6;margin:0;margin-bottom:10px;padding:0">Olá {{User.UserAttributes.FirstName}} {{User.UserAttributes.LastName}}</p> {{else}} <p style="font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;font-size:14px;font-weight:400;line-height:1.6;margin:0;margin-bottom:10px;padding:0">Olá amigo</p> {{/if}} </td> </tr> </tbody> </table> </div> <div class="clear" style="clear:both;display:block;font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:0;padding:0"></div> </div> </td> <td style="font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:0;padding:0"></td> </tr> </tbody> </table> <table class="footer-wrap" style="clear:both!important;font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:0;padding:0;width:100%"> <tbody> <tr style="font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:0;padding:0"> <td style="font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:0;padding:0"></td> <td class="container" style="clear:both!important;display:block!important;font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:0 auto!important;max-width:602px!important;padding:0"> <div class="content-footer" style="display:block;font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:0 auto;max-width:600px;padding:15px"> <table style="font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:0;padding:0"> <tbody> <tr style="font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:0;padding:0"> <td style="font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:0;padding:0" align="center"> <p style="font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;font-size:x-small;font-weight:400;line-height:1.6;margin:0;margin-bottom:10px;padding:0"><a ses:tags="unsubscribeLinkTag:click;" style="color:#2BA6CB;font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:0;padding:0;text-decoration:none" href="http://www.example.com/unsubscribe">Click here to unsubscribe.</a></p> </td> </tr> </tbody> </table> </div> </td> <td style="font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Helvetica,Arial,sans-serif;margin:0;padding:0"></td> </tr> </tbody> </table>

  7. Após inserir o código em HTML, clique em “Create”

    Passo 8 - Adicionar Titulo e Corpo do Email
    Adicionar Titulo e Corpo do Email

CRIAÇÃO DE UM SEGMENTO

  1. No menu, Clique em “All Projects”, entre no projeto criado anteriormente e clique em “Segments”

    Passo 9 - Entrar na aba de "Segments"
    Entrar na aba de "Segments"
  2. Para criarmos um segmento temos duas opções, Podemos criar um segmento baseado nos endpoints já existentes e vincular eles de acordo com algum atributo ou podemos importar novos. Vamos importar um novo segmento.

    Passo 10 - Criar novo segmento
    Criar novo segmento

  3. Para realizarmos uma nova importação vamos precisar de um arquivo CSV ou um arquivo JSON contendo algumas informações sobre os usuários, Nesse exemplo vamos utilizar a forma de CSV (clique aqui para baixar arquivo demonstração).

    ChannelType, Address, Attributes.Address, Location.Country, User.UserAttributes.FirstName, User.UserAttributes.LastName, User.UserAttributes.Company, User.UserAttributes.Street, User.UserAttributes.City, User.UserAttributes.State, User.UserAttributes.CEP, User.UserId EMAIL, gabriel.schiszler@clouddog.com.br, gabriel.schiszler@clouddog.com.br,BRA, Gabriel, Schiszler, Clouddog, Rua SN, 78, São Paulo, São Paulo, 93283821, 7df819ac-7fb3-4cba-aa3b-bbf1ed338e85

    • ChannelType: Possui o canal a ser usado para enviar a notificação, no caso EMAIL. 

    • Address: O endereço de destino para mensagens, no caso do exemplo ele possui o endereço do usuário.

    • UserId: O identificador exclusivo do usuário.

    • No caso dos “Atributtes” e “User.UserAttributes” são dados que podem ser inseridos customizados, No nosso caso temos o Atributtes.Address para armazenar o endereço que está sendo entregue o nosso email e User.UserAttributes temos informações sobre o usuário como endereço entre outros. Você pode adicionar novas colunas no csv, Basta seguir o padrão de: Atributtes.<custom_attribute> ou User.UserAttributes.<custom_attribute>, clique aqui e confira outros campos.

  4. Depois da configuração do csv, vamos inserir ele no clicando em “Choose Files” ou jogando no “Drop Files Here”, depois de realizado upload podemos alterar o nome do segmento e clicar em “Create Segment”.

    Passo 11 - Inserir arquivo com os usuários
    Inserir arquivo com os usuários

  5. Quando finalizada a importação, vamos entrar dentro de nosso segmento, e vamos conseguir verificar a quantidade de usuários vinculado a esse segmento no caso no csv de exemplo temos 1 endpoint, se o resultado for parecido com isso significa que tivemos sucesso na importação.

    Passo 12 - Validar se os usuários foram criados
    Validar se os usuários foram criados

CRIAÇÃO DA CAMPANHA

  1. No menu, clique em “Campaigns”, Para criar uma nova campanha clique em “Create a campaign”.

    Passo 13 - Criar uma nova campanha
    Criar uma nova campanha
  2. Nomeie a campanha, selecione o tipo “Standard campaign” para realizar o envio para o segmento criado anteriormente e vamos selecionar o Channel como “Email”, depois clique em “Next”

    Passo 13 - Nomear campanha, seleccionar tipo e forma de envio
    Nomear campanha, seleccionar tipo e forma de envio
  3. Nessa etapa vamos manter selecionado a opção de “Use an existing segment” e selecionar o segmento criado anteriormente, depois clique em “Next”

    Passo 14 - Utilizar segmento criado anteriormente
    Utilizar segmento criado anteriormente
  4. Agora vamos configurar a mensagem desta campanha, mantenha selecionado a opção “Choose an existing email address”, depois clique em “Choose a template”

    Passo 15 - Utilizar template criado anteriomente
    Utilizar template criado anteriomente
  5. Selecione o template criado na etapa anterior e clique em “Choose template”

    Passo 16 - Selecione o template que criamos anteriormente
    Selecione o template que criamos anteriormente
  6. Depois clique em “Next” para avançar

    Clique em avançar
    Clique em avançar
  7. Nessa parte iremos configurar a data que será feito o disparo da campanha, vamos selecionar a opção para disparo imediato.

    Passo 17 - Configuração da data de envio
    Configuração da data de envio
  8. Depois clique em “Next” para avançar

    Clique em avançar
    Clique em avançar
  9. Revise todos os dados da campanha e depois finalize a criação clicando em “Launch Campaign”

    Passo 18 - Clique em "Launch campaign" para finalizar a criação
    Clique em "Launch campaign" para finalizar a criação
  10. A campanha foi agendada e vai começar em imediato, Ele se encontrará em Status “Scheduled” até que ele seja finalizado e será alterado para “Complete”

    Passo 19 - Aguarde o status ir para "Complete"
    Aguarde o status ir para "Complete"

EXIBIÇÃO DAS MÉTRICAS DA CAMPANHA

  1. Para termos acesso às métricas da nossa campanha que foi disparada, vamos até o menu e selecionamos “Analytics” e vamos até “Campaigns”

    Passo 20 - Vá até Analytics - Campaigns para verificar as metricas
    Campaigns para verificar as metricas
  2. Nesta tela temos uma visão geral de todas as campanhas que já foram disparadas, Podemos para exibir as informações de acordo com a data.

    Utilize esse campo para selecionar a data que deseja filtrar
    Utilize esse campo para selecionar a data que deseja filtrar
  3. Temos acesso a quantos endpoints possuem ativos de cada Channel, no nosso caso temos um endpoint cadastro do email.

    Verificar quantos endpoints tem criado
    Verificar quantos endpoints tem criado
  4. Também podemos ver se qual a porcentagem de e-mail abertos e entregues na campanha executada.

    Verificar qual a porcetagem de pessoas que abriram o e-mail enviado
    Verificar qual a porcetagem de pessoas que abriram o e-mail enviado
  5. Para ser mais preciso, vamos entrar na campanha que acabamos de executar, na parte mais abaixo temos todas as campanhas executadas, vamos clicar no nome nossa campanha “campaign-1”

    Passo 21 - Clique no nome da campanha criada anteriormente
    Clique no nome da campanha criada anteriormente
  6. Agora temos todos os dados precisos da nossa campanha selecionada, Aqui teremos informações sobre a porcentagem de emails que foram entregues com sucesso e a porcentagem de links clicados internos no blog, nessa etapa podemos realizar a exportação das informações em CSV Para mais detalhes clique aqui.;

    Passo 22 - Verificar todas as metricas geradas de acordo com o nosso disparo da campanha
    Verificar todas as metricas geradas de acordo com o nosso disparo da campanha

RESUMO

Nesse artigo, realizamos a criação e configuração de uma aplicação do AWS Pinpoint, utilizando o SES para realizar o cadastro de um endereço de email e configuração do conteúdo do template com o objetivo de disparar uma campanha.

Aprendemos a fazer, a importação de um Segmento com vários e-mails de forma a utilizar um arquivo “CSV” de exemplo usando as práticas recomendadas pela Amazon. Logo após, concluímos a criação de uma nova campanha para que pudéssemos juntar o segmento e template SES criado anteriormente , com isso realizamos o disparo do email de forma imediata e analisamos todas as métricas que ficam disponíveis para visualização, Caso tenha interesse em conhecer mais sobre o serviço, acesse o AWS Pinpoint.

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#aws-pinpoint #aws #marketing #pinpoint #campanha-mail-pinpoint #mail-marketing #campanha

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